HGSM

hgsm

Perfil Institucional

Hospital Geral, de caráter público, subordinado a Secretaria de Estado da Saúde, da administração direta, com 205 leitos. Localizado na região leste de São Paulo. Compõe a rede assistencial do Sistema Único de Saúde na área correspondente à Subprefeitura de São Mateus. Atende em regime de urgência/emergência e internação nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, clínica ginecológica e obstétrica, clínica pediátrica e clínica de queimados.

Caracteriza-se pelo atendimento da demanda espontânea e referenciada, desenvolve ações assistenciais de baixa e média complexidade visando o tratamento da doença e a promoção da saúde. Com o serviço de diagnóstico e apoio terapêutico, presta atendimento ambulatorial especializado e referenciado às unidades de saúde da área

 

 

Histórico HGSM

Histórico

O Hospital Geral de São Mateus foi inaugurado em 13 de março de 1991, após o início de uma mobilização na década de 70, que aliou a necessidade de serviços de saúde na região ao exercício da cidadania da população.

Inicialmente o atendimento se restringia às áreas básicas: Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Obstetrícia e Ortopedia.

A evolução das atividades de assistência à saúde ao longo dos 21 anos de sua existência, ocorreu de forma gradativa, com a realização de reformas estruturais, aquisição de equipamentos e aumento significativo de seu quadro de colaboradores, com o objetivo de ampliar e implantar áreas de atendimento que respondessem às demandas de saúde da população da Região de São Mateus.

Destacamos, nesse processo, as implantações de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Adultos (1992), do Serviço de Queimados (1994), de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (1998), do Centro de Parto Natural (CPN) (2005), de hemodiálise para pacientes internados (2007), as reformas do Pronto Socorro (1997, 2004 e 2005), com aumento do número de consultórios médicos e de leitos na Enfermaria de Observação, construção de salas de Emergência, Gesso, Recepção, Acolhimento e Coleta de exames, aumento dos leitos da UTI de Adultos (1998), da UTI Neonatal e da Unidade de Cuidados Intermediários (2001) e ampliação da área física do Ambulatório de Especialidades (2002).

Em 2008, dando continuidade ao processo de adequações em sua estrutura física e de serviços, procedeu-se à re-estruturação do espaço destinado ao Serviço de Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia, com a aquisição de uma lavadora endoscópica e dois equipamentos de Ultrassonografia; terceirização do serviço de manutenção preventiva e corretiva do edifício; aquisição e implantação do sistema de gerenciamento informatizado do hospital; instalação de nova rede de sonorização interna com ampliação para novos setores e música ambiente; reforma da Portaria principal; adaptação das instalações hospitalares para a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais; implantação de espaço físico destinado à Terapia Comunitária e criação da sala de acolhimento para os familiares dos casos de óbito hospitalar.

Em 2009, foi realizada reforma no centro obstétrico, visando adequação do fluxo de entrada e saída de funcionários para não comprometer as Barreiras de Proteção, e a definição de área específica para estar da equipe de enfermagem.

Houve também, a reforma para a adequação do espaço físico do Central de Materiais e Esterilização (CME), com a substituição de todos os revestimentos (pisos, paredes e forros).

Em 2009, destinação de espaço físico para guarda de prontuários e Fichas de Atendimento Ambulatorial (FAAs) e aquisição de mobiliários para a área administrativa.

Em 2010, ampliação da acessibilidade, com a colocação de corrimãos nas escadas, faixas antiderrapantes coloridas e adaptações dos banheiros da Clinica Médica, com campainhas e barras de apoio;

Outras importantes iniciativas, visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados, foram, em 2005, a implantação da Ouvidoria, Conte Comigo e PLP (Promotoras Legais Populares), e a adesão ao Programa de Compromisso com a Qualidade Hospitalar – CQH, com a criação do Núcleo de Qualidade com representantes da área médica, enfermagem e administrativo.

Rua Angelo de Cândia, 540 - São Mateus/SP - Tel: 2014-5000
- @ Todos os direitos reservados ao Hospital Geral de São Mateus - Web Design Adriana Campos